Densidade: Diferenzas entre revisións

Contido eliminado Contido engadido
Prevert (conversa | contribucións)
m corrixo ligazóns de homónimos
Sen resumo de edición
Liña 1:
Conceitos de densidade
[[Magnitude]] derivada que expresa a [[cantidade de substancia]] nun mesmo [[volume (física)|volume]] (é unha magnitude que expresa unha [[propiedade intensiva]]). Polo tanto a fórmula para o seu cálculo é
 
Densidade Absoluta ou massa específica é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade absoluta é definida como sendo a razão entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por esta massa.
d=M/V
 
Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos e esta, por sua vez, é maior que a dos gases.
onde d representa a densidade, M a [[masa]] do obxecto en cuestión e V o [[volume (física)|volume]] que ocupa. A súa [[ecuación de dimensións]] é: [d]=M·L<sup>-3</sup>*
 
Portanto, para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisamos conhecer a sua massa e volume, pois a densidade é a massa dividida pelo volume.
A súa [[unidade]] no [[Sistema Internacional de Unidades|SI]] é o kg.m<sup>-3</sup>. A densidade da [[auga]] é 1000kg.m<sup>-3</sup>.
 
A massa de um objeto pode ser medido facilmente com uma balança, o volume de um objeto regular pode ser calculado medindo-se e multiplicando-se a sua: largura (l), comprimento (c) e altura (h).
Por extensión, aplícase a outros tipos de medida que dividen unha unidade fundamental entre unha unidade de [[lonxitude]], [[superficie]] ou [[volume (física)|volume]] (densidade do campo [[gravidade|gravitatorio]], [[electricidade|eléctrico]] ou [[campo vectorial|vectorial]] en xeral, [[densidade de poboación]]) e coloquialmente tamén para cando o [[denominador]] é o [[tempo]] (densidade de corrente ou de fluxo electromagnético).
 
Os sólidos são materiais que contém uma consistência muito alta o que resulta em grande quantidade de massa em uma pequeno volume, porque suas moléculas se encontram muito unidas umas as outras.
(*) Nota: correntemente o símbolo que se usa para o primeiro caso é a letra grega &rho;.
 
Mas, como medir o volume dos sólidos irregulares?
[[Categoría:Física]]
 
O volume de objetos irregulares, como por exemplo, uma pedra, podem ser medidos colocando-a em um recipiente cheio de água; o volume de água deslocada é igual o volume do objeto irregular.
[[an:Densidá]]
 
[[en:Density (disambiguation)]]
Logo, mergulhando duas amostras sólidas de densidades diferentes em uma duas provetas diferentes com mesmo nível de água, podemos concluir que: a amostra de maior densidade desloca menor volume pois, tem mais massa em um pequeno volume!
[[es:Densidad]]
 
[[he:קבוצה צפופה]]
Os líquidos são substâncias com densidades bem menores em relação aos sólidos pois, as partículas de suas moléculas se encontram mais distanciadas umas das outras. Suas densidades variam um pouco e para se medir a densidade de líquidos e fluidos, existem dois tipos de um equipamentos: um deles é o picnômetro e o outro é o densímetro (este último é mais utilizado por fornecer a leitura direta da densidade, além de ser mais preciso).
[[th:ความหนาแน่น (แก้ความกำกวม)]]
 
Agora, poderíamos perguntar:
 
1 - Quais os procedimentos que deveríamos usar para determinar a densidade de um cubo de madeira?
 
Resp.: Os procedimentos são os seguintes:
 
1. Pesa-se o cubo de madeira em uma balança, logo depois, coloca-se água em uma proveta e anota-se o volume;
 
2. A amostra do cubo de madeira deve ser mergulhada na água, e logo após anota-se o volume final;
 
3. Com os dados obtidos (massa e volume) faz-se as razões com as mesmas (m/V) e obteremos a densidade do cubo de madeira.
 
2 - O que tem maior massa? Um quilograma de chumbo ou um quilograma de algodão?
 
Resp.: Os dois pesam iguais pois, as suas massas são iguais, porém se perguntássemos sobre volumes, a resposta seria bem diferente porque o sentido da pergunta mudaria completamente no seu resultado. Ex.: 1 Kg de algodão tem volume maior em relação a 1 Kg de chumbo.